O prefeito do município de Camalaú, Bira Mariano, embarcou nesta segunda-feira (02), com destino a Brasília, para uma mobilização convocada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), nos dias 3 e 4 de outubro será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado no Setor de Divulgação Cultural.
Entre as pautas que devem ser foco da atuação do movimento municipalista na capital federal está a aprovação do repasse adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o mês de março, previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, e as quedas no repasse do FPM, que vem ocorrendo desde julho.
A viagem servirá também para indicação e alocação de emendas parlamentares junto aos deputados federais e senadores paraibanos para 2024.
Bira afirma que irá defender ideias municipalistas, e lutar por elas, como a distribuição de royalties do petróleo para municípios, mudança no pacto federativo no que tange a divisão de recursos e o ressarcimento pelas altas perdas no fpm de julho, agosto e setembro de 2023.